INSTRUMENTOS MUSICAIS DE ORIGEM AFRICANA
Afoxé: Idiofone tradicional do Brasil, de origem
africana, constituído por uma cabaça rodeada por miçangas (que podem ser de
materiais diversos), ligadas por uma espécie de rede. Quando o executante as
raspa contra a superfície da cabaça, produz o seu som característico. O afoxé
moderno tem uma configuração e materiais diferentes da tradicional tornando-se
mesmo mais resistente do que as cabaças naturais.
Agogô: Idiofone tradicional de metal que entrou no
Brasil por via africana. É constituído por duas campânulas de metal, percutidas
por uma vareta do mesmo metal. O agogô de metal é utilizado nas danças de origem
africana e similares (capoeira, e candomblé, por exemplo).
Arghul: Aerofone de palheta simples constituído por
dois tubos muito freqüente no Norte da África.
Balafon: Xilofone artesanal (constituído por placas
de madeira ordenadas, de diversos tamanhos) e com cabaças de ressonância por
baixo, tem diversos nomes conforme a região e o país africano: bala, balo,
kponimbo, madimba, kundu, marimba, valimba, endara, shijimba, silimba, medzang,
dyomoro, rongo, mbira mutondo, mbila, timbila, balangui, akadinda, kalanba,
ilimba, baza, dimba, madimba, dipela, elong, dzil.
Bendir: Membranofone com origem no Norte de África,
designadamente em Marrocos. É uma espécie de tamborim, com cordas esticadas no
interior, junto à pele.
Berimbau: Instrumento de percussão em forma de arco
retesado por um arame e uma pequena cabaça de ressonância, levado de África
para o Brasil, onde é muito utilizado na "capoeira", que representa
de modo especial. A corda percute-se com uma pequena vara.
Caxixi: Instrumento tradicional brasileiro usado na
"capoeira", é constituído por um cesto de vime em forma de chocalho
encerrado no fundo uma cabaça que contém sementes.
Chiquitzi: Palavra shangana (Moçambique) que designa um
chocalho de mão constituído por uma caixa feita de caniço fino e sementes ou
pequenas pedras no interior. Trata-se de um instrumento essencialmente tocado
por mulheres e em festas de casamento.
Conga ou Atabaque: Membranofone
muito utilizado nos ritmos do Caribe e no Candomblé, (também nas vertentes de
Capoeira Angola e Contemporânea). É um tambor alto com sonoridade grave, de
altura regulável. Pode ser tocada com os dedos, baquetas de madeira e as mãos.
Cuíca: Instrumento de fricção de origem bantu,
tradicional do Brasil muito usado no Carnaval. Aparentemente é um tambor, mas
tem uma varinha encostada à pele, no interior. É a fricção da vara que produz.
Djimba: Xilofone nativo do Congo.
Djembe: Membranofone de origem africana da Guiné,
pertencente à família dos tambores de taça. Tem um corpo de madeira esculpido
em forma de cálice, com esticadores a toda volta.
Ganzá: Instrumento musical de percussão, semelhante
a um chocalho, originalmente feito de gomos de bambu grosso com sementes em seu
interior, hoje, geralmente e feito de folha-de-flandres em forma cilíndrica,
contendo em seu interior pedaços de chumbo ou seixos.
Ghaita: Aerofone de palheta dupla do Norte de África
usado pelos encantadores de serpentes. Al ghaita ou al ghaida designa um
instrumento semelhante ao surnay, uma espécie de oboé usado em dias festivos.
Kalangu: Membranofone africano.
Kalimba: Instrumento africano de carácter religioso
constituído por cerca de 22 a 28 placas metálicas sobre uma pequena caixa de
madeira, tocadas com os dedos do executante. Instrumento muito importante na
África sub-saariana.
Korá: Cordofone africano do Senegal com caixa de
cabaça e pele esticada, com braço de madeira, duas pegas e cordas de nylon dedilhadas.
Lira Africana: Cordofone
dedilhado, é um instrumento tribal muito antigo e construído de modo bastante
rudimentar.
Quissanga: Instrumento angolano constituído por
pequenas barras de metal de diversos tamanhos, presas a uma base de madeira e
tocadas pelos dedos polegares.
Reco-reco: Idiofone tradicional com formas muito
variadas, pertence à família dos idiofones de raspagem, dentro do grande grupo
dos instrumentos de percussão. Uma vara de madeira mais fina raspa a parte que
tem cordes ou saliências, produzindo-se um timbre muito característico. Há
reco-recos de madeira, de metal e mistos.
Senza: Instrumento feito de lâminas de metal. Este
tipo de idiofone está espalhado um pouco por toda a África.
Ud: Também chamado barbat, é cordofone dedilhado
originário do Norte de África, com braço curto e caixa de ressonância em forma
de pêra, sendo as costas abauladas.
Uffataha: Flauta africana.
Aqui temos uma pequena amostra de alguns ritmos
conhecidos de nosso cotidiano mas que nem todos sabemos serem de origem
africana, assim como diversos instrumentos usados por músicos de destaque no
cenário musical e outros tantos que vivem no anonimato nesse mesmo cenário mas
que dão imensa contribuição músico/cultural em suas cidades, comunidades,
vilarejos, aldeias e por aí vai!
Muito material de pesquisa e experiências vividas
temos à compartilhar, porém, deixamos aqui um pouquinho pra iniciarem as suas e
deixamos aquele gostinho de quero mais! O que será que vem por aí? (Luiz F. Siqueira & Lígia de Paula Rodrigues)
Um
pouquinho de música africana e afro-brasileira:
SUGESTÃO 1: Ali Farka Touré & Toumani Diabaté - Debe live at
Bozar - https://youtu.be/pJUE03aeaQ4
SUGESTÃO 2: Orquestra Afro-Brasileira - Obaluayê! (1957) https://youtu.be/YMq87VFaBu4
Nenhum comentário:
Postar um comentário